quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PINTURA

A oficina de pintura acontece nas quintas-feiras, em dois horários: das 13h30min até 14h e das 14h às 15h30mim. Com objetivo de desenvolver a criatividade e a coordenação motora do Adolescente, buscando aprimorar técnicas aplicadas em telas, pano de pratos e diversos objetos.
Nesta oficina, por exemplo, foi trabalhado pintura em panos de prato. O Adolescente Lucas achou legal e interessante aprender a pintar. Danilo também participou da oficina, ficou feliz com o resultado final de sua criação: “Achei bom participar da oficina, agradeço por ter a oportunidade de participar do PROJOVEM ADOLESCENTE, tem que ter mais programas com este objetivo”.
Na pintura em tela, o Adolescente Moisés diz: “É legal fazer pintura, aprende-se bastante. Estou gostando muito do PROJOVEM, aqui o pessoal é muito animado e bastante dedicado, o ambiente é acolhedor”.
PROJOVEM ADOLESCENTE: Lucas também fez pintura em tela. Lucas, qual é a diferença em pintar pano de prato e pintar tela?
Lucas: “É que a tela precisa de um cuidado maior, mas as técnicas são as mesmas”.
PROJOVEM ADOLESCENTE: Lucas, o que você gostou mais de fazer, Pintura em pano de prato ou em tela? Por quê?
Lucas: “Tela. A tela você pode deixar exposto o tempo todo para que as pessoas possam ver. Já o pano de prato nem tanto, mas o mais legal na oficina de pintura é que a gente acaba aprendendo um pouco de tudo. E a melhor parte de participar do PROJOVEM ADOLESCENTE é que aprendemos muito. Poderíamos estar na rua, fazendo coisas erradas, mas não, a gente vem pra cá, aprende as coisas, o governo deveria disponibilizar mais verbas, investir mais no PROGRAMA PROJOVEM ADOLESCENTE, melhorar e ampliar o espaço para que os educadores possam passar o seu conhecimento com muito mais facilidade”.


ENTREVISTA COM A EDUCADORA ROSA

PJA: Rosa, qual é o objetivo da oficina?
ROSA: “Para que os Adolescentes possam e consigam a autonomia de se expressarem, segundo o conceito que eles têm sobre arte. Aqui, nas oficinas, os jovens trabalham a arte como eles sabem como eles a vêem. Eu passo as técnicas, trabalho com eles a arte de livre expressão, dentro do trabalho com a arte, os adolescentes são donos de suas obras, assim eles se tornam protagonistas de seus atos, pensamentos e ações”.
PJA: O que você percebeu de diferente nesta oficina com os Adolescentes, surge algum tipo de preconceito pelo fato de terem homens pintando?
ROSA: “Uma das coisas que mais em encantou foi o fato de não existir nenhum preconceito em questão de gênero. Meninos e meninas trabalham igualmente. Os Adolescentes pintaram, ficaram orgulhosos dos seus trabalhos e levaram para casa suas criações”.
PJA: Pintar ajuda na criatividade e coordenação motora dos Adolescentes?
ROSA: “Com certeza, eles não têm muita facilidade para desenvolver a criatividade, mas com o passar dos dias eles começam a desenvolver a criatividade e ficam orgulhosos e contentes com o resultado final de sua obra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário